Amando duas pessoas ao mesmo tempo, será que isso é possível?

Eu tenho dois amantes

Amando duas pessoas ao mesmo tempo



"Dividido entre dois amantes se sentindo um tolo, amando vocês dois está quebrando todas as regras"

Evidências empíricas sugerem claramente que os seres humanos são capazes de amar e fazer sexo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. De fato, a maioria das pessoas que entrevistei para o livro, Em nome do amor: ideologia romântica e suas vítimas, disse que elas podem amar romanticamente e de fato amar algumas pessoas ao mesmo tempo. 

Esther, uma viúva que era uma grande defensora da Ideologia Romântica, confessa: "Nos mais de sete anos que venho namorando desde a morte do meu marido, nunca vi apenas uma pessoa. ”Também Íris, que era casada com o pai dos seus filhos durante quinze anos, amava duas pessoas ao mesmo tempo:“ Eu me envolvi com outro homem enquanto eu ainda morava com meu marido. Nós fizemos isso abertamente. Meu marido até apoiou isso por um tempo e nós três moramos juntos - para ver se conseguiríamos fazer funcionar. Durante esse breve período, fiz sexo com os dois - um no andar de cima e outro no andar de baixo ".
Embora Esther e Iris tenham amado duas pessoas ao mesmo tempo, cada uma realmente ansiava pelo amor romântico antiquado. Assim, mais tarde em sua vida, quando ela teve três amantes em potencial, Iris admite que "não gosto de ter três homens para escolher. Gostei da simplicidade de um." E Esther admite: "Eu assino a Ideologia Romântica. Eu quero o Cara Perfeito ... ou um cara um pouco imperfeito. Mas a minha experiência tem sido exatamente o oposto. Não há apenas um que tenha sido capaz de me satisfazer". Várias músicas descrevem esse fenômeno; Outro exemplo é o seguinte: "Eu tenho dois amantes e não me envergonho, dois amantes, e eu amo os dois iguais" (Mary Wells).

Apesar de tais testemunhos, não é óbvio como explicar esse fenômeno, pois as emoções são tipicamente parciais e exclusivas. Isso é especialmente verdade no amor romântico, que requer muita energia e recursos. As pessoas às vezes expressam a dificuldade em amar duas pessoas ao mesmo tempo, colocando-a como uma contradição lógica: "Ele não pode amar romanticamente a mim e a ela ao mesmo tempo". 

Uma maneira plausível de explicar essa dificuldade é afirmar que o amor romântico é baseado em algumas características significativas do amado e, portanto, amar mais de uma pessoa de cada vez pode não ser totalmente inviável, pois o amor adicional seria baseado em um diferente conjunto de características e, portanto, os dois amores poderiam ser considerados complementares e não contraditórios.relacionamentos românticosque estão em um estágio diferente: um pode estar no estágio de paixão e o outro em um estágio mais maduro. Parece que não há contradição lógica em amar duas pessoas romanticamente ao mesmo tempo, e a questão aqui é psicológica, pois gera profunda dissonância emocional. A dissonância decorre do fato de que, por definição, as emoções exigem parcialidade, ou seja, a preferência de uma sobre a outra, o que acarreta algum tipo de exclusividade. Emocionalmente, é extremamente doloroso imaginar seu amante nos braços de outra pessoa. De fato, a maioria daqueles que relataram estar romanticamente apaixonados por duas pessoas ao mesmo tempo e satisfeitos com a experiência também alegaram que não gostariam de estar do outro lado do relacionamento; isto é, eles achariam extremamente difícil, se não impossível,

Como a sociedade humana pode lidar com essas dissonâncias emocionais? Uma abordagem pode ser adaptar nossas normas aceitas em relação à exclusividade romântica e sexual para refletir as dissonâncias ocasionais de nossa realidade, uma mudança que de fato começou a ocorrer na sociedade moderna. As pessoas agora permitem que seus cônjuges tenham mais liberdade em seus relacionamentos pessoais com os outros, e a atitude é mais flexível também em relação ao sexo. Em muitas sociedades, por exemplo, o sexo extraconjugal é desaprovado socialmente; no entanto, o transgressor é apenas levemente criticado por tal atividade.
De fato, casos extraconjugais começam a ser descritos em termos mais neutros. Em vez dos termos altamente negativos de " adultério " e "traição", algumas pessoas começam a usar o termo mais neutro de "relacionamento paralelo".

O problema mais profundo, no entanto, não diz respeito a valores normativos, mas sim a valores emocionais. Mesmo que esse processo de relaxamento das normas morais continue, e não haja razão para que isso não aconteça, um grande problema permanece: a parcialidade que colore nosso sistema emocional e, em particular , o ciúme , o medo , a humilhação e a tristeza associados a ele. Percebendo que seu amado parceiro está apaixonado por outra pessoa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é à primeira vista possível?

"Eu amo meu marido, mas não apaixonadamente"

▷ Dicas como beijar bem na primeira bem